sábado, 29 de maio de 2010

FESTA DA COLHEITA NO CARIRI

Mesmo diante de uma seca que reduziu em mais de 50% a safra deste ano, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Cariri vão promover a 18ª Festa da Colheita em sintonia com o Grito da Terra Brasil, que foi realizado este mês em Brasília - quando foi feito um conjunto de reflexões, reivindicações e anseios que são gerados a partir das necessidades da agricultura familiar brasileira. A manifestação será realizada neste domingo, dia 30, no Município de Nova Olinda.
O padre Vileci Vidal, coordenador da Pastoral da Terra na Diocese do Crato, justifica que "o objetivo da manifestação não é somente comemorar a safra. É, sobretudo, apresentar às autoridades as reivindicações dos trabalhadores".
Este ano, o movimento está defendendo garantia de renda, trabalho e salário digno, produção de alimentos saudáveis, política ambiental para a agricultura familiar e consolidação das conquistas dos trabalhadores rurais. A programação será aberta às 8 horas com uma concentração ao lado da Igreja Matriz, caminhada dos trabalhadores para o Ginásio Laurênio Alves Feitosa, onde será celebrada uma missa, que termina com a partilha de alimentos entre os participantes.

Doação

A coordenação adverte que, a exemplo dos anos anteriores, os produtores rurais devem levar um pacote de alimentos do pouco que foi colhido este ano, que serão colocados no pé do altar durante o ofertório e distribuídos com as pessoas carentes do Município. No final, será servido um café comunitário aos presentes. "Ter acesso a uma economia com qualidade de vida é um direito de todas as pessoas". Com este conceito que faz parte do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, os trabalhadores defendem uma alternativa econômica de trabalho e renda que valoriza o homem.
A 18ª Celebração da Colheita é promovida pelas paróquias e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Comissão Pastoral da Terra da Diocese da cidade do Crato.
FONTE: DN