quinta-feira, 15 de abril de 2010

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE ECONÔMIA SOLIDÁRIA ACONTECEM ATÉ O DIA 17 DE ABRIL

Até o próximo dia 17 de abril, se encerram todas as conferências regionais, que vão eleger os delegados que participarão da II Conferência Estadual de Economia Solidária, prevista para acontecer nos dias 28, 29 e 30 deste mês, em Fortaleza. A Conferência Nacional tem data marcada para 16 e 18 de junho, em Brasília.
De acordo com o calendário da Comissão Executiva Nacional, Quixadá e Crato tiveram suas conferências regionais no dia 14; Em Limoeiro do Norte, o encontro acontece hoje e amanhã; Crateús também realiza conferência regional amanhã; e, encerrando esta etapa de regionais, acontece nos dias 16 e 17 a conferência da região metropolitana e do Maciço do Baturité, em Caucaia.
Ana Lourdes de Freitas, integrante da Rede Cearense de Economia Solidária e da Comissão Executiva Estadual, explica que todo o processo para a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II Conaes) tem sido muito enriquecedor e mostra o interesse dos empreendimentos e dos militantes do movimento de economia solidária em todo o estado.
Ela assinala a importância das etapas regionais, com ponto fortalecedor e aglutinador das demandas vindas do interior do estado. “Garantir a participação de atores essenciais como os agricultores familiares na discussão da Economia Solidária é de grande importância para a união das demandas e do movimento. Então, essas etapas regionais são de grande eficiência nesse sentido”, disse.
Discutir o papel e a importância da Economia Solidária tem sido uma árdua e prazerosa tarefa levada à frente por milhares de pessoas em todo o Brasil. Por isso, há muita expectativa para esta II Conaes. Na primeira, explica Ana Lourdes, realizada há quatro anos, o movimento ainda estava se integrando, se conhecendo mais.
“Passados esses quatro anos, temos mais vivência de Economia Solidária, sabemos quais são nossas principais demandas e os desafios que temos pela frente. Vamos estar mais preparados para cobrar políticas públicas, por exemplo”, afirma.
São muitas as demandas da Economia Solidária. Além de políticas públicas voltadas para a disseminação e prática da ES, o marco legal também é outro ponto significativo que estará presente em toda a discussão.
Conforme estimativas da Comissão Executiva Estadual, das etapas regionais devem sair, aproximadamente, 350 delegados para a Conferência Estadual, que tem como lema “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável".

CONTATO: Ana Lourdes de Freitas – Comissão Executiva Estadual 85 8761 5841
FONTE: ANOTE