sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PADRE MACHADO E SEUS ENSINAMENTOS PRÁTICOS

Dentre muitos trabalhos que a natureza vocacional proporciona e a qual deve ser digno de louvor é o serviço ao próximo (servi). Eis a vocação latente deste servo do Senhor, Pe. Machado, a de contribuir para o crescimento humano, o resgate da dignidade o do valor de cada individuo, filho de Deus. Pe. Manuel Machado é filho do Distrito de Quitaiús município de Lavras da Mangabeira, muito conhecido na terra natal, nos arredores e em boa parte da região do Cariri. Hoje esta servindo na cidade de Independência – Ceará. Não é objetivo desta fazer a biografia, mas contar um fato, uma circunstância concreta de sua atividade.
Mora em Juazeiro uma família amiga de Pe. Machado na qual ele tem muita estima, e que lhe fez uma bela acolhida, como sempre. Neste dia 28 de janeiro 2010 estava reunida a família justiniana, tendo com patriarca Sr. Justino (nezinho), Sra. Rosa, e os filhos; Raquel, Raqueline, Geraldo e como convidados a família Batista, Corrinha e Igor. O fato é contar como o Pe. Machado colhe hoje os frutos de suas orientações, como se segue anexo nas fotos.
Quando o Sr. Nezinho chegou para morar onde residi hoje encontrou um local árido e difícil de cultivar qualquer videira. Mas com a experiência adquirida e as orientações necessárias, vejam o resultado que se tem hoje. Algumas mudas o Pe. Machado plantou, e com a contribuição que a CPT em muitas de suas formações contribuirão para a perseverança na propostas de cultivar a onde se tiver espaço a criação de animais, de legumes, verduras, frutas e outros. A todos que ver as imagens em anexo, tenham convicção da importância de motivar o cultivo de plantas seja qual for o espaço.

A família justiniana tem até faturamento semanal com a venda de diversos tipos de frutos, plantas medicinais e outros. O Pe. Vilecir ( Altaneira-CE) propõem em alguns de seus discurso a importância do cultivo cada vez mais de se usar todo espaço possível no meio urbano e rural para plantar muda de árvores frutíferas e de boa sombra para o enriquecimento alimentar e do solo. (vejam anexo, fotos do local que a sete anos atrás era somente entulho)

Por Batista – Comissão Diocesana de CEBs, Diocese de Crato – CE.