terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DIOCESE DE TIANGUÁ - COORDENAÇÃO DAS CEB’S PLANEJA ASSEMBLEIA DIOCESANA DAS COMUNIDADES

A reunião aconteceu no domingo, 11 de janeiro, na Comunidade Olinda da paróquia de Ubajara. Foi feito um repasse acerca das deliberações ocorridas na última reunião de Coordenação do Regional, realizada em Crato no mês de dezembro do ano passado. Em seguida, uma avaliação do ano 2009, onde foram elencados os avanços e entraves da caminhada. Segundo a equipe, os avanços se sobressaíram, contemplando todas as regiões da diocese, onde foi perceptível a presença das CEB’s em pautas de reuniões realizadas em paróquias e em setores, além dos trabalhos feitos em preparação ao Intereclesial, “agora é preciso estruturar as comunidades, criando Conselhos Comunitários e equipes paroquiais”, ponderou João Batista, coordenador diocesano.
Dentre outros assuntos, a reorganização do Bloco, que é composto pelas dioceses de Sobral, Tianguá e Crateús, considerando que este elemento é uma das instâncias de organização das comunidades, e que este será o primeiro Bloco a receber o símbolo do 12º Intereclesial, fomentando a organização e o assumir dos compromissos de Porto Velho, conforme discussão feita na reunião do Regional.
Outro ponto discutido foi à assembleia diocesana, com o tema: “CEB’s a maneira real de ser Igreja” e lema: “é preciso transformar o chão em que vivemos”, que ficou marcada para o mês de fevereiro com data pré-definida, para o início ou para o final do mês, conforme agenda do Centro de Treinamento Pastoral.