sábado, 5 de dezembro de 2009

VATICANISTA FRASE: “HOMOSEXUAIS IRÃO AO INFERNO” MUITO PROVAVELMENTE É FALSA

O vaticanista italiano Andrea Tornielli explicou que a frase "homossexuais e transexuais não entrarão nunca ao Reino dos Céus", atribuída ao Cardeal Javier Lozano Barragán, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, é "com toda probabilidade" uma "indevida síntese de seu entrevistador", o jornalista italiano Bruno Volpe.
Tornielli explica primeiro que "a Igreja faz bem em condenar uma certa ideologia homossexual, mas não pode fechar as portas do paraíso aos homossexuais e transexuais, porque o julgamento, graças a Deus, será feito por Deus, e a teologia católica sempre ensinou que até o final sempre está a possibilidade de arrepender-se dos próprios pecados invocando a misericórdia divina".
Por essa razão e em consideração de que o Cardeal Javier Lozano Barragán "é um teólogo", prossegue o prestigioso vaticanista, "não posso acreditar que (o Cardeal) faça essas afirmações, que com toda probabilidade são uma indevida síntese de seu entrevistador", o jornalista italiano Bruno Volpe.
Volpe deu a conhecer estas declarações através do web site Pontifex, explica Tornielli, "talvez ignorante do fato de que a Igreja sempre distinguiu entre o pecado e o pecador".
Sobre este assunto, o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, precisou que a Web de Volpe, Pontifex, "não deve ser considerada como uma autoridade quanto ao pensamento católico", especialmente "quando se trata de assuntos delicados como a homossexualidade".
O sacerdote jesuíta também citou o Catecismo da Igreja Católica que em seu numeral 2358 assinala que "Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objectivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição"
Pontifex já se viu envolvida em outras controvérsias sobre a veracidade de suas notas. O ano passado, o Arcebispo de Guadalajara (México), Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, negou enfaticamente uma entrevista que Pontifex (Volpe) atribuiu a ele em que supostamente disse que um Ex-presidente mexicano era o responsável pelo assassinato do Cardeal Juan Posadas.
Frente às repetidas reclamações, Pontifex nunca se retratou.
ACI prensa tentou contatar-se com o Cardeal Lozano Barragán para corroborar o que foi dito pelo Pontifex, mas não pôde fazê-lo porque o Cardeal foi internado hoje quinta-feira para uma intervenção menor.
FONTE: www.acidigital.com