quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LAMENTOS E SOLICITAÇÕES DOS ACADÊMICOS DE TEOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

Olá povo de Deus. Esse é o contexto em que estamos inseridos em uma casa que tanto primava pela formação dos cristãos/ãs comprometidos/as em anunciar a boa nova do Reino de Deus aos rejeitad@s da sociedade, a massa sobrante da sociedade. Aquel@s que não encontram lugar nos lindos templos. Os profetas Helder camara, Aloisio Lorscheider "devem estarem entristecidos com essa situação"


Assembléia Geral dos Estudantes da Faculdade Católica de Fortaleza

Curso - Bacharelado em Teologia / turno noite

Data: 02.12.09
Horário: 18:30
Local: Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza

Nós, estudantes do curso de Bacharelado em Teologia/turno da noite da Faculdade Católica de Fortaleza, apoiados pela presença de ex-alunos, convocamos esta Assembléia Geral, motivados pela constante insatisfação e preocupação diante do curso dos acontecimentos nesta Instituição, desde o fim do ano passado. Certas medidas pedagógico-administrativas recentes quanto ao “enxugamento” da oferta de disciplinas e do quadro de docentes, bem como estranhas omissões da Diretoria diante de situações patentes de mal-estar educacional nos levam a suspeitar que pressupostos fundamentais de qualquer ambiente acadêmico, como a liberdade de pesquisa e de expressão, a saudável diversidade de opiniões, a capacidade de reflexão crítica e a própria competência na atividade docente, podem ficar comprometidos na recém-fundada Faculdade Católica. Contudo, vemos razões para temer que a legítima preocupação, da parte de pastores e diretores, por uma docência dentro dos parâmetros da ortodoxia católica esteja sendo elevada a níveis extremos que deixam transparecer, antes de tudo, profunda desconfiança diante do laicato católico e a indisposição de manter, no curso noturno, uma formação teológica de perfil especificamente laical, ou seja, orientada, prioritariamente, pelas necessidades de agentes de pastoral, professores de ensino religioso e cristãos inseridos e engajados em ambientes seculares. Nós, estudantes de Teologia, acreditamos dever-se fortalecer a visão eclesiológica promissora do último Concílio de uma Igreja-“Povo-de-Deus”, contanto que se admita poder existir, no interior deste “Povo adquirido por Cristo”, uma legítima e benfazeja diversidade de acentos e prioridades nas temáticas e nos enfoques da formação específica de cada segmento eclesial. Guiados por estas preocupações viemos, por meio desta Assembléia, debater acerca da função e do caráter da Teologia proposta por este instituto acadêmico. Desejando unicamente contribuir para o constante aprimoramento das atividades docentes e discentes da Faculdade. Damos por encerrada esta Assembléia, apresentando o seguinte elenco de questões a serem analisadas e discutidas com a Diretoria:

1. Solicitamos esclarecimentos acerca da política educacional-acadêmica da Faculdade Católica de Fortaleza, com relação aos alunos teólogos do turno da noite.
2. Solicitamos esclarecimentos sobre os critérios adotados pela Diretoria para o afastamento e/ou substituição de professores.
3. Solicitamos que os diretores e coordenadores de área confiram à avaliação, realizada pelos estudantes acerca do desempenho profissional do corpo docente, o peso e o valor que lhe são devidos.
4. Entendemos que, na nova Faculdade Católica de Fortaleza, o estudante leigo seja ouvido e atendido com a mesma diligência que o candidato ao sacerdócio ordenado.
5. Solicitamos esclarecimentos sobre o alcance e a motivação das novas exigências das disciplinas eclesiásticas, impostas ao corpo docente da Faculdade.
6. Indagamos acerca do futuro do professor leigo nesta Instituição de Ensino Superior: será a área da Teologia Sistemática, doravante, domínio de clérigos?
7. Solicitamos esclarecimentos acerca dos atuais níveis de investimentos da Arquidiocese de Fortaleza na formação teológico-catequética dos cristãos leigos.
8. Existe incompreensão, em meio ao alunato, diante do fato notório de que os/as docentes demitidos/as pela Diretoria Interina serem todos/todas dos quadros do antigo ICRE, ao passo que a professores do ITEP, com titulação acadêmica igualmente insuficiente, têm sido concedidas investimentos institucionais para o aprimoramento acadêmico. Dois pesos, duas medidas?
9. Atendendo à Assembléia, solicitamos da Diretoria que a reunião, já marcada para quinta-feira, dia 10 do corrente mês, às 18:30h, seja realizada no Auditório. Asseguramos que só haverá intervenção da referida comissão.

Este relatório e comentário acima, foi enviado através do email: airtonsodubom@hotmail.com companheiro das CEBs da Arquidiocese de Fortaleza