quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DIOCESE DE IGUATU - CONCLUSÃO DO CURSO DE APICULTURA – ACOPIARA

No dia 12 de dezembro, no sitio Escuro, a Comissão Pastoral da Terra – CPT de Acopiara – Ce. teve a graça de fazer a conclusão de mais um curso de Apicultura, beneficiando famílias das comunidades de Bases da Zona Rural de Acopiara.
O objetivo deste trabalho é ajudar as famílias do campo, que vivem no Semiárido, a colocarem em prática meios de produção que ajudam na sustentabilidade financeira da família como também o despertar de consciência de que é possível sobreviver no semiárido sem degradar a natureza.
A criação de abelha além de gerar o mel, fonte de renda, desperta nos/as trabalhadores/as o compromisso de conservar as matas, e conseqüentemente a floragem, fonte necessária para as abelhas na produção do mel. Não esquecendo também que um dos primeiros compromissos do Apicultor é abolir o uso de agrotóxico, pois este mata as abelhas e a partir do momento que ele é apicultor o seu desejo é o aumento dos enxames. Neste caso o Apicultor se torna conservador das matas e inimigo dos venenos, ação indispensável contra o aquecimento global.
É grande a alegria para nós das CEBs desenvolver trabalhos desta natureza, assim estamos ajudando nossas comunidades a crescerem no compromisso com a defesa da vida!
Comissão Pastoral da Terra – CPT – de Acopiara