terça-feira, 17 de novembro de 2009

PASCOM DÁ INICIO À PREPARAÇÃO PARA O ENCONTRO NACIONAL E O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

Os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) ratificaram o Projeto Nacional da pastoral que começa a preparar-se para o Encontro Nacional dos Agentes da Pascom e o Dia Mundial das Comunicações (DMC) em 2010.
O projeto prevê ações em relação à espiritualidade do comunicador cristão, à formação dos agentes de pastoral e à articulação da Pascom nos Regionais da CNBB e nas dioceses, informou o hoje a CNBB através da sua página web.
Um dos aspectos previstos no Projeto é a formação tanto dos agentes da Pascom quanto dos outros agentes e dos comunicadores cristãos. O professor da PUC-Rio, Miguel Pereira, apresentou o Projeto Comunicar – Comunicação Comunitária, desenvolvido pela PUC. Trata-se de um curso de capacitação de agentes a área da comunicação. A idéia é possibilitar a participação de agentes da Pascom de todo o país neste curso. Para o professor, a Igreja precisa fazer da comunicação mais profissional uma meta. Ele defende, ainda, a necessidade de que todas as dioceses tenham um projeto de comunicação para alcançá-la.
O grupo já começou a preparar o segundo Encontro Nacional dos Agentes da PASCOM, que ocorrerá de 8 a 10 de julho do próximo ano em Aparecida. Foram sugeridos temas e metodologia para o encontro que pretende reunir 250 agentes de todo o Brasil.

Dia Mundial das Comunicações

Outro tema bastante discutido pelos animadores da PASCOM, foi a comemoração do Dia Mundial das Comunicações (DMC), que em 2010 ocorrerá no dia 16 de maio. Uma cartilha contendo a mensagem do papa e um artigo sobre o tema será enviada a todas as dioceses, que também receberão cartazes para divulgação. No próximo ano o tema do DMC é voltado para os sacerdotes e a pastoral no mundo digital. O tema escolhido por Bento XVI é: "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra". No dia 24 de janeiro deverá ser divulgada a mensagem do papa acerca do tema.

Fonte : (ACI)